quarta-feira, 25 de maio de 2011

Arroz e Feijão - Combinação perfeita!

Pode parecer uma simples combinação, mas o tradicional arroz e feijão formam uma dupla muito nutritiva.



O arroz com feijão são fontes ricas de carboidratos, proteínas, sais minerais, vitaminas e fibras. “O que falta em um, o outro fornece e, assim, se completam. Unidos, oferecem uma excelente combinação protéica.
O arroz é rico em amido, uma ótima fonte de energia, o arroz também fornece ferro, vitaminas do complexo B e proteínas. O feijão é rico em proteína, e a absorção desta proteína pelo organismo é facilitada pelo amido contido no arroz. O feijão também é rico em ferro e outros minerais.
Outro ponto a favor da combinação arroz e feijão é que eles contém aminoácidos (fundamentais na construção do corpo. Além de compor as células e recuperar os tecidos, eles formam anticorpos para combater as bactérias e vírus que possam nos infectar). O arroz é pobre no aminoácido lisina, que é encontrado em abundância no feijão. Já o aminoácido metionina é pobre no feijão, mas tem de sobra no arroz. Basta uma concha de feijão para meia escumadeira de arroz para que os resultados sejam sentidos. Um prato de arroz e feijão tem quase a mesma quantidade de proteínas encontradas na carne.
Além disso, a dupla também equilibra o índice glicêmico. Enquanto o arroz sozinho, principalmente o polido, pode disparar as taxas de açúcar e insulina na circulação, o feijão tem o poder de conter esse efeito, o que mantém a glicose estabilizada. A mistura é, portanto, bem-vinda para manter a glicemia em níveis adequados e diminuir o risco do diabete.

4 comentários:

  1. Luciana Calandrine26 de maio de 2011 08:23

    Adoroo essa combinação, que bom que faz tão bem para a saúde!!
    O blog tá lindo com a tua caricatura!!
    Bjs Nay!!

    ResponderExcluir
  2. "Como arroz e feita de grão em grão, nossa felicidade...
    Como arroz e feijão a perfeita combinação, a soma de duas metades...
    Como feijão e arroz que só se encontram depois de abandonar a embalagem...
    Mas como entender que os dois por serem feijão e arroz se encontram só de passagem?"
    Da música "Pratododia" de O Teatro Mágico, que vem vindo aí no festival quebramar... Maravilha!

    ResponderExcluir